limpando_iphone Dicas de limpeza para seu iPhone

Com a descoberta do novo Coronavírus, muitas dicas de como se proteger e manter a higienização têm sido discutidas, especialmente pela facilidade que o vírus tem em se espalhar e, pensando nisso, sabemos o quão importante é a higienização dos smartphones.

Existem formas seguras de manter o seu smartphone limpo e seguro do vírus, com algumas formas de limpeza adequadas. É importante que para fazer essa esterilização, o usuário saiba quais as melhores formas de limpar o dispositivo e o que deve evitar fazer.

Sempre estamos com um smartphone em mãos, e essa é uma forma de espalhar qualquer micro-organismo com facilidade, pois colocamos as mãos no rosto constantemente. Saiba como se prevenir do coronavírus mantendo o seu celular limpo com as dicas abaixo! 

Desinfete o seu smartphone com toalhas desinfetantes específicas para isso, mas não utilize álcool puro. 

Muitos usuários de smartphones desinfetam seus dispositivos com álcool puro, aplicado diretamente na tela, mas o problema disso é que os revestimentos de proteção do display podem se desgastar com muita facilidade. A aplicação direta do álcool na tela do dispositivo pode desgastar os revestimentos hidrofóbicos e oleofóbicos, a função desses revestimentos é justamente proteger o smartphone da água e do óleo, que podem facilmente danificar o aparelho.

Uma forma de utilização correta do álcool na limpeza do display é fazer a mistura dele com água, entretanto, a concentração deve ser exata, pois o erro na hora de fazer a mistura pode danificar o smartphone da mesma forma. Uma boa aposta para a limpeza do display do seu smartphone é utilizar toalhas desinfetantes, essas toalhas contêm álcool isopropílico 70%.

Por muito tempo as empresas de smartphone disseram para que os usuários não utilizassem toalhas desinfetantes, no entanto, de acordo com a Apple, é possível usar com tranquilidade o Clorox Wipes, ou outros produtos com concentrações parecidas. O Clorox Wipes pode eliminar 99,99% das bactérias da tela do seu smartphone e você pode encontra-lo na Amazon.

Para utilizar o álcool isopropílico 70% é recomendado que você borrife diretamente em um pano macio, pois se o pano soltar fiapos pode riscar o display.

Outra opção bastante efetiva contra micro-organismos é a utilização de luz UV, como o PhoneSoap. De acordo com a empresa, essa maneira de eliminação de germes também elimina 99,99% dos germes e bactérias.

Como se livrar das manchas de dedos da tela do smartphone? 

Todas as pessoas que têm um smartphone passam por isso constantemente, é impossível de evitar. A pele humana está produzindo óleo constantemente e isso faz com que a tela fique toda manchada.

Uma maneira bastante eficaz e segura de evitar esse tipo de mancha é utilizando um pano de microfibra.

Se você está constantemente manchando sua tela e fica o tempo todo tendo de limpar, invista em água destilada. Para isso, você pode umedecer o pano de microfibra com a água destilada e passar suavemente na tela. Sempre evite jogar água diretamente na tela.

Além de limpar a tela, você pode limpar a parte traseira e as laterais do seu dispositivo. 

Como manter as entradas de carregador, fones de ouvido e alto-falantes sempre limpos? 

É importante sempre manter as entradas do smartphone limpas, pois o acúmulo de sujeira nessas partes também pode danificar o celular, especialmente as partes internas. Conforme o tempo, pode ocasionar no mau-funcionamento dos fones de ouvido ou carregamento.

Para fazer a limpeza das portas de entrada, você pode utilizar fita adesiva, basta que você enrole a fica em forma de funil e coloque nos vincos cuidadosamente. Como a fita tem um alto poder de aderência, a sujeita que estiverem nessas portas ficarão nela.

Caso você sinta que há necessidade de fazer a limpeza dos alto-falantes, pode usar palitos de dentes ou alguma outra ferramenta semelhante, entretanto, para a limpeza da caixa acústica é preciso mais cuidado, pois um erro cometido pode perfurar o alto-falante.

Evite usar removedor de maquiagem no display 

É comum o uso de removedor de maquiagem para limpar o display do smartphone, no entanto, isso pode danificar seriamente a tela e fazer com que ocorram desgastes na proteção. Isso se dá por conta de alguns produtos químicos que compõem os ingredientes do removedor de maquiagem. O único removedor de maquiagem que pode ser seguro para a limpeza da tela é o Whoosh, que segundo a própria empresa, pode ser utilizado, pois não contém substâncias capazes de danificar o display, como fosfatos, álcool, cloro ou amônia, por exemplo.

E quanto aos smartphones resistentes à água? 

 Caso você possua um smartphone com proteção ip67 ou superior a essa, você poderia passar água nele. Smartphones como o iPhone 7 (aproximadamente R$ 1.710,00) suportam submersão de até 30 minutos à três pés abaixo d'água, entretanto, é mais seguro que você limpe smartphones com esse tipo de proteção com um pano úmido ou molhado.

Após fazer a limpeza com o pano úmido, você pode passar um pano seco e de preferência macio para que a água seja removida. Garante que todas entradas e alto-falantes estejam secos. 

Não recomendamos que você mergulhe o seu smartphone na água para limpar ou coloque debaixo da torneira, pois a vedação pode não estar mais eficiente.A própria Apple, deixa claro no site dela que:

A resistência a respingos, água e poeira não é uma condição permanente e pode diminuir com o tempo. Não tente recarregar um iPhone molhado. Veja instruções no Manual do Usuário para limpeza e secagem. Danos decorrentes de contato com líquidos não estão incluídos na garantia

Extraído do site da Apple Brasil

De acordo com a Apple, não há problema em desinfetar o seu iPhone, desde que seja da forme correta. 

Para desinfetar o iPhone, a Apple sugere o uso de álcool isopropílico 70% ou Clorox Desinfecting Wipes, a limpeza deve ser feita de maneira suave com um pano de microfibra. Evite molhar o seu iPhone ou utilizar produtos de limpeza, pois isso pode danificá-lo.

Bem, a Apple sugeriu que os usuários efetuassem a limpeza com o smartphone ou outros dispositivos desligados, sem que estivessem conectados a algum cabo.

O novo iPhone 11 tem uma impermeabilização superior aos outros dispositivos da Apple, portanto, é possível utilizar água morna e sabão para limpar a sujeira mais complicada de ser retirada.

O que NÃO utilizar para limpar o smartphone? 

Não utilize limpador de janelas ou outros produtos de limpeza

Um limpador de janelas é totalmente efetivo, mas só para a limpeza de janelas. Nunca utilize esse tipo de produto na tela do seu celular, pois assim o álcool, esse produto pode danificar os revestimentos de proteção do seu display. Esses produtos de limpeza tendem a ser muito agressivos com a tela, deixando-a mais vulnerável a arranhões ou outros problemas. De acordo com a Apple, essa é uma das formas que deve passar longe da sua tela.

Papeis toalha

Mantenha esses papeis toalha o mais distante possível do seu telefone, pois o papel pode arranhar a tela do seu smartphone permanentemente.

Álcool

Como dito acima, é importante evitar a utilização de álcool na tela do smartphone, pois o mesmo pode desgastar rapidamente os revestimentos de proteção, e isso torna o telefone mais suscetível à arranhões. Antes de utilizar qualquer produto de limpeza de display que parece ser de uso seguro, verifique se não há álcool em seus componentes.

Ar comprimido

O smartphone é um dispositivo bastante delicado, portanto, evite utilizar ar comprimido, pois esse método para limpeza pode ser bastante agressivo. De acordo com a Apple, não é recomendado utilizar esse método para limpeza, pois pode afetar diretamente o microfone.

Removedor de maquiagem

Grande parte dos removedores de maquiagem têm produtos químicos que podem ser muito prejudiciais para a tela do smartphone e, assim como o álcool, pode danificar os revestimentos protetores. É recomendado apenas a utilização de um pano macio e um pouco de água. Lembre-se de nunca borrifar a água diretamente na tela, e sim no pano.

Sabonete

A única forma de utilizar um sabonete é com bastante água, e como já dissemos, é bom manter a água longe do seu smartphone. Utilize um pano úmido.

Vinagre

A utilização de vinagre só é recomendada para limpar a parte traseira do smartphone, e para isso, deve ser diluído em água. Nunca passe vinagre na tela do smartphone. Faça uma misture de água destilada e vinagre de forma equilibrada.

É importante que todo usuário de smartphones estejam atentos ao Covid-19, portanto, a higienização é uma das coisas mais importantes no combate à proliferação do vírus. Apesar de simples, jamais deixe de lado a higienização do seu dispositivo.

Além de manter o seu smartphone limpo e longe de qualquer micro-organismo pode lhe ajudar a aumentar a vida útil do seu celular, mantendo o seu display longe de riscos e outros problemas que afetam o funcionamento.