No mundo da tecnologia de softwares e hardwares, inegavelmente, existem dois grandes protagonistas. Por isso, ao longo do tempo, foi sendo criada uma pequena rixa entre os defensores de Androids e os defensores de iPhones. Dessa forma, fica difícil evitar compará-los.

Os sistemas Android e IOS hoje são tão eficientes e qualificados que notaremos diferenças sutis se os colocarmos lado a lado para fins de comparação. A exceção é quando falamos sobre o modo como os fabricantes da Apple e Android lidam com as atualizações de software vitais. Nesse ponto, a Apple dispara como a mais bem preparada. Mas para os que ainda não sabem disso, é possível ainda, que a preferência por um sistema ou outro se dê em função de gosto pessoal, e não através de fatos que comprovam que um deles é de fato, melhor. Pode ser que para você, o design dos aparelhos Android pareça mais refinado e atraente, ou apresente funções que você aparentemente está acostumado e lida melhor, ou simplesmente que você ache que os preços geralmente praticados em aparelhos Android são compensadores. O Samsung Galaxy S9 e o Google Pixel 2 são excelentes exemplos de que aparelhos deste sistema podem competir de igual para igual com a simplicidade, sofisticação e qualificação dos iPhones. Por outro lado, há uma quantidade enorme de pessoas que rejeitam fortemente o sistema Android por parecer, com toda razão, confuso e poluído. Ainda, aparelhos Android continuam bastante vulneráveis à entrada de vírus, o que diga-se de passagem, é uma dor de cabeça extra e gratuita.

No entanto, falar de IOS vai além do que pensar apenas no sistema de um iPhone. A integração possível com outros gadgets da Apple proporciona uma facilidade jamais alcançada se não fosse pela perspicácia, ousadia e propósito de uma empresa inovadora como a Apple. Jogadas de marketing à parte, a empresa espertamente idealizou uma integração que facilita (e muito) a vida de seus usuários, permitindo que através de uma mesma conta, conhecida como ID Apple, você tenha acesso à conteúdos pessoais, como fotos, vídeos e arquivos em todos os equipamentos que também forem Apple, como computador, tablet, relógios e até mesmo TV. Ou seja, é um ecossistema que faz com que softwares e hardwares se complementem.

A boa notícia, é que a atualização do sistema original dos aparelhos Apple, o IOS, poderá torná-los ainda melhores. O iPhone caminha para mais uma de suas atualizações, e consequentemente, para se tornar ainda mais completo, eficiente e qualificado. A novidade, além da atualização do software em si, é que o IOS 12 estará disponível inclusive para usuários de dispositivos lançados em 2013. Eis uma prova positiva de que se você deseja atualizações contínuas e oportunas para o seu smartphone, compre um iPhone. Nitidamente, com esta possibilidade, a Apple revela a sua preocupação com usuários que preferiram não atualizar o modelo de seus celulares desde o iPhone 5S. Por mais que o número de pessoas que ainda possuem o modelo 5S seja bem menor do número de pessoas que possuem o iPhone 6, 7 ou 8, a Apple demonstra comprometimento e profissionalismo, já que a última versão, IOS 11, está instalada em mais de 80% dos dispositivos IOS. Em contrapartida, no sistema Android a diferença é gritante. As versões mais recentes de atualização são o Android 8.0 e Android 8.1 e estão instaladas em menos de 6% de todos os celulares que acessam a Google Play Store, que é onde o Google obtém os dados.

Mas por que a atualização é tão importante?

Bem, o motivo principal que justifica manter sempre o seu celular atualizado é que atualizações de software são cruciais para prolongar a vida útil do seu aparelho. Softwares desatualizados expõem mais facilmente o aparelho a vulnerabilidades de segurança que já foram corrigidas em atualizações passadas. Lembre-se também, que muitas vezes um aparelho lento e que trava constantemente pode ser resultado de softwares desatualizados. Além disso, o usuário acaba ficando limitado pois não pode executar determinadas funções e versões mais recentes de aplicativos.

Portanto, caso você tenha um iPhone 5S, ele estará protegido no mesmo nível que o iPhone X, o último lançamento da Apple. Portanto, ambos terão os mesmos recursos do IOS e executarão praticamente todos os aplicativos disponíveis na Apple Store.

Mesmo suportando a mesma atualização de software, ter um 5S não proporcionará a melhor experiência que você teria caso investisse em um iPhone X, mas proporcionará uma experiência de interface e de software comparável a um modelo do ano. Por si só, já é um grande negócio.

E quais serão as principais mudanças na nova atualização da Apple, o IOS 12?

Os novos recursos propostos para o IOS 12 prometem ajudar ainda mais no dia a dia do usuário. Confira as principais mudanças abaixo:

Importação de fotos

Mesmo não sendo uma ferramenta nova, será possível importar fotos diretamente de seu computador e de sua câmera profissional. Além disso, o aprimoramento vai além. O app Fotos no IOS 12 oferecerá sugestões de pesquisas, filtros, efeitos e compartilhamentos.

Compartilhamento de senhas

Normalmente quem é usuário de iPhone é tão satisfeito que acaba aderindo aos demais aparelhos da Apple, como Mac, iPad ou Apple Watch. Se esse for o seu caso, com o IOS 12 será possível compartilhar senhas entre todos os equipamentos.

Consumo de bateria

Com o objetivo de evitar que sejamos pegos de surpresa pela falta repentina de bateria, o usuário terá acesso a informações mais detalhadas sobre os itens que mais consomem a bateria do seu aparelho. Dessa forma, você terá mecanismos mais eficientes para conseguir economizar a sua bateria.

Siri poderá procurar senhas

Além de todas as suas funções, está previsto um avanço significativo para a Siri. É provável que agora, ela contribua para localizar senhas.

Preenchimento automático de Código de Segurança

O sistema operacional da Apple, assim como já acontece com o Android, também preencherá automaticamente o campo de código de segurança com o conteúdo recebido. Isto é, se você for configurar o WhatsApp, um código será enviado pelo aplicativo por SMS. Este preenchimento agora, será automático.

FaceTime em grupo

As conversas individuais por FaceTime ficaram para trás. Agora, o IOS 12 apresentará sessões de FaceTime em grupo que podem incluir até 32 pessoas. Outro ponto interessante, é que quando várias pessoas estiverem em uma chamada, suas janelas de vídeo ficam maiores quando estão falando e diminuem quando não estão. Bem pensado, não?

Aplicativo para medição de objetos

A realidade aumentada mais poderosa do IOS 12 está sendo usada em um novo aplicativo da Apple chamado "Measure". Como o nome sugere, o software permite medir com precisão objetos e paredes ao seu redor.

Além de todos esses pontos, é importante lembrar que a Apple está trabalhando intensamente no campo da realidade aumentada, e tem tudo para fazer do IOS um dos softwares líderes do sistema.

Se porventura o seu iPhone apresentar algum tipo de problema, conte com a expertise da iTelas para te auxiliar nos reparos necessários. Clique aqui e fale com a gente.